expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

terça-feira, maio 11, 2010

Vende-se Navio, estado: NOVO!

Mais uma vez, vem o Presidente da Atlanticoline surpreender com declarações no início da operação de transportes marítimos para 2010.
Ficou-se a saber que, segundo António Raposo, a região vai comprar dois navios novos em 2012, ano em que termina o contrato agora celebrado com a empresa proprietária do "Express Santorini" e "Hellenic Wind".
Este anúncio é deveras surpreendente e pouco rigoroso para ser feito assim, como quem atira para o ar mais um chavão de publicidade.
É surpreendente porque, em Dezembro último, era anunciado um estudo para o transporte marítimo de passageiros. E há pouco mais de 15 dias o próprio Secretário Regional revelava que o estudo ainda estava a ser elaborado.
O pouco rigor deste anúncio resulta do gosto pela confusão nestas coisas do transporte marítimo de passageiros. Confusão essa lançada pela incoerência entre o que diz a Secretaria da Economia (patrão) e a Atlanticoline (empregado).
É que, de navios novos, sabe-se pelo patrão que estão a ser elaborados os cadernos para a construção de navios para substituir os cruzeiros das ilhas e do canal. Mas o empregado vem anunciar que haverá navios novos para efectuar a operação que agora se iniciou. Das duas uma, ou os substitutos dos cruzeiros irão efectuar toda a operação de Santa Maria às Flores, ou a Atlanticoline, mais uma vez, quer confundir tudo e todos com declarações que, afinal, apenas demonstram a sua própria confusão.
Achei cómico que se anunciasse que se vai comprar dois navios novos em 2012. E o humor resulta de que, para se comprarem navios novos estes têm primeiro de ser construídos. Não sei se o Presidente da Atlanticoline tem visitado alguns "stands" de navios por esse mundo fora para afirmar que vai comprar dois novos navios, como se estivesse a falar de automóveis e como se os navios deste género se vendessem assim, num qualquer salão da especialidade, em exposição itinerante!
Agora que as coisas até parecem ter começado bem para a operação de 2010, logo recordamos que continuamos a ter a debitar protagonismo quem, no passado recente, já dizia tudo e o seu contrário.
E se esta operação de 2010 se quer um sucesso, já são várias as críticas que me vão chegando sobre os preços elevados e a dificuldade em fazer itinerários dentro do grupo central, por exemplo, entre a Graciosa e o Pico.
Esperava-se mais sensatez, que diga-se, até foi perceptível nas declarações de Vasco Cordeiro, qual "gato escaldado", pugnando por alguma descrição. Ao invés, há quem não resista a um holofote mediático e, sempre que aparece, tem necessidade de dizer algo que possa ser primeira página.

Publicado no Diáro nsular de 11-05-2010

Sem comentários: