expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

terça-feira, junho 01, 2010

Época Balnear: Está de chuva!

Começa hoje a época balnear. Ninguém diria! O tempo não está para banhos, excepto se for para andar debaixo de chuva.
Maldita chuva! Tanto clamámos por ela e que agora não nos larga. Haverá ainda alguém a pedir mau tempo?
Infelizmente parece que sim.
Iniciou-se a época balnear; mas na ilha Graciosa os lugares mais conhecidos e mais falados para ir a banhos estão uma lástima.
Se no Carapacho se espera por acabamentos numas obras nas piscinas que envergonham os Graciosenses e indignam quem se habituou a venerar aquele local, na praia, o areal mantém-se num qualquer lugar à espera de ser embarcado para a ambicionada viagem para a Graciosa.
Aliás, não deixa de ser curioso que a reposição do areal tenha sido anunciada para o decorrer do passado mês de Maio. Fazia sentido que assim fosse pois, com tempo e programação, nas primeiras abertas de sol já podiam os graciosenses e em particular os praienses deleitar-se com a sua bela praia.
E como foi bela a praia da Graciosa! Atraindo gentes de toda a ilha e de quem, propositadamente, escolhia a Graciosa para desfrutar do bom ambiente e qualidade do areal que ali havia.
Agora espera-se por areia vinda de barco, sabendo os graciosenses que se entulharam toneladas de areia da Graciosa debaixo do Porto de Pescas. E não me refiro ao facto de ter sido feito o Porto de Pescas em cima de um areal, refiro-me à areia extraída para assentimento do molhe e que, ao invés de ter tido bom aproveitamento, serviu de entulho!
Felizmente não há sol, pensarão alguns menos diligentes governantes que se escondem por detrás de uns pingos de chuva para camuflar a já tradicional falta de programação e empenho na reposição do areal e na ambicionada obra de consolidação da baia da Praia para que não se repita a mesma cena todos os anos.
Pode até ser que neste dia 1 de Junho esteja a acontecer o início da reposição do areal da praia. Se assim for fico satisfeito em que possam dizer que mesmo com atraso está a ser feito.
Areia também é o que não há, ainda, na piscina pequena do Carapacho.
E até dói na alma só de pensar naquele monte de betão ali metido sem benefícios visíveis e até com algum prejuízo para as piscinas.
Muitos já dizem que o mar se encarregará de repor as coisas no seu devido lugar. No caso do Carapacho é mais retirar dali o que está em excesso.
Infelizmente, também na praia, é o mar que se encarrega anualmente de retirar dali, não o que está a mais, mas o que vai faltando.
Pelo caminho encontro responsáveis a assobiar para cima. Procuram disfarçar? Não, procuram um pouco mais de chuva!

Publicado no Diário Insular & Rádio Graciosa 01/06/2010

3 comentários:

Marisa Pereira disse...

Deram cabo de tudo, agora apetece dizer bem-feito,é só tiros nos pés. Navegação à vista e ao sabor da corrente. Uma tristeza é o que é. Não há uma visão de conjunto, nem modelo definido, nada, querem turismo? Só se for piscatório. À laia de agroturimo, BAHH!

Anónimo disse...

Sejm rumo há muitos anos

ACSilva disse...

Estas fotografias da praia até mete dó ver isto! O que era e o que é! NABOS aqueles que incentivaram a destruição desta beleza, tudo porque meia dúzia de pescadores mimados fizeram "barulho"! Vão mas é para casa fazer barulho e mandem naquilo que é seu! Idiotas!