expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

terça-feira, janeiro 10, 2012

O anunciador

O ano começou com a azáfama do candidato socialista, Vasco Cordeiro, herdeiro de um modelo de governação que o próprio ajudou a criar e sustentou nos últimos 16 anos.

Apesar de haver quem insista em apresentar Vasco Cordeiro como "renovação", o facto é que estamos perante alguém que foi membro do Governo nos últimos 12 anos, e antes disso líder parlamentar do PS.

Estamos, portanto, perante alguém que foi protagonista em 16 anos de governo e é produto político da estratégia do líder, e seu mentor, Carlos César.

Aliás, essa relação entre os dois políticos acaba por levar a que tenhamos assistido a algo que não se pensava possível num regime que se diz democrático. Falo, naturalmente, do facto de Vasco Cordeiro ter sido indigitado candidato sem se submeter a um verdadeiro processo democrático. Tratou-se de um processo nada abonatório das eventuais capacidades daquele sobre quem recaiu a escolha do poderoso líder, que assim pretende manter-se a comandar, talvez garantindo que as futuras escolhas partidárias que o seu sucessor terá de fazer não esqueçam alguém que da política faz exclusiva profissão.

Tem sido um corre corre por parte do candidato do PS, tentando fazer esquecer a sua célebre conta de telemóvel em que, num único dia, gastou 3300 euros a usar o telemóvel no estrangeiro.

Vasco Cordeiro descobriu uma nova forma de governar: faz anúncios! Ao visitarmos a página oficial da propaganda do Governo, a frase que mais se lia este início de ano era: "Vasco Cordeiro anuncia..."!

Mas o mais caricato nos anúncios de Vasco Cordeiro é o facto de anunciar coisas que nada têm a ver com a sua área de Governação. Aliás, Vasco Cordeiro especializou-se nos últimos tempos a falar de tudo menos das matérias que tem para resolver na sua Secretaria. Pudera, Vasco Cordeiro não tem nada de bom para dizer sobre a sua prestação enquanto governante e vai tentando passar o tempo a anunciar coisas que só irão ver a luz do dia lá para 2013, e de preferência que não seja nada sobre barcos ou passagens aéreas, porque nessas matérias, os anúncios celebrizaram-se pelo fracasso. Foi o anúncio da chegada do navio Atlântida para um 13 de Maio, talvez esperando uma aparição que nunca chegou a acontecer, ou os anúncios de que as passagens aéreas vão baixar mas que teima em não ter concretização.

Vasco Cordeiro vai-se especializando em anunciar! Anuncia o que as pessoas querem ouvir na esperança de conquistar mais umas simpatias, só anuncia coisas boas que permanecem sem concretização, ironicamente porque o seu Governo não as executou. Na falta de conseguir governar, fazem-se anúncios.

2 comentários:

Anónimo disse...

O modelo económico que o governo regional dos açores tem optado e praticado é muito sustentável e mesmo fantástico. E, se formos comparar com o da Madeira, este é o modelo perfeito se fizermos essa comparação. Espero que seja publicado este comentário porque nos outros blogues da ilha vejo publicarem os comentários de todas as cores partidárias. Este blogue é a segunda vez que o visito. Bom ano de 2012

Anónimo disse...

Ainda não vimos foi o buraco dos Açores... mas para lá vamos! Tendo em conta a derrapagem das Scut's de São Miguel... quantos % mesmo?