expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

quinta-feira, julho 12, 2012

Com estes preços é impossível!


De visita ao site da SATA fiz um exercício de simulação do quanto custa uma viagem entre Boston, ou Toronto e a Graciosa durante as maiores festas da ilha que são as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Ainda que fosse à espera de encontrar preços quase proibitivos, fiquei surpreendido pelo exagero do custo de uma passagem na SATA para que quem vive nos Estados Unidos ou no Canadá, venha matar saudades à ilha Graciosa.

E o que me foi apresentado foi isto: uma passagem na SATA entre Boston e a Graciosa para o segundo fim-de-semana de Agosto custa 1500,59 euros, já se for com partida de Toronto é um pouco mais barata, são 1417,14 euros.


Com estes preços é preciso uma família de imigrantes ter mesmo muitas saudades e bastante dinheiro para visitar a sua terra, senão vejamos: Fiz uma busca do preço de uma viagem entre Boston e Honolulu, no Hawai, e o preço da passagem para as mesmas datas que pesquisei para a Graciosa era de 785,02 euros, ou seja, metade do preço da viagem para os Açores. Depois há mais um pequeno grande pormenor: A viagem entre Boston e Honolulu dura cerca de 10 horas, ao passo que entre Boston e os Açores não chega a 5 horas.
 
Isto é, uma viagem da SATA para metade da distância custa o dobro do preço!



Esta política da SATA está profundamente errada e esquece um mercado que é de extrema importância para os Açores e, desde logo, para as ilhas mais pequenas como a Graciosa. Depois há a questão do peso de bagagem permitido para S. Miguel e que não é permitido para a Graciosa tendo o passageiro que pagar excesso, numa clara discriminação daqueles imigrantes que procuram visitar as suas origens.
É necessário mudar esta visão que trata um mercado tão importante como é o da saudade desta maneira. É fundamental perceber que os nossos imigrantes são possivelmente os melhores turistas que recebemos nas nossas ilhas. Seja porque sempre gastam mais do que um qualquer turista continental ou estrangeiro, seja porque investem na sua terra comprando imóveis ou simplesmente assegurando a sua manutenção, seja porque, de facto, gastam com prazer em convívio com os amigos de sempre e os familiares que os acolhem!
Quando andamos às voltas à procura de mercados emissores de turistas, a "nossa" SATA trata o mercado da saudade e os nossos imigrantes com desleixo e abusando nos preços das viagens. Se pensarmos na oferta que um residente em Boston ou em Toronto tem ao seu dispor e os preços atractivos para consumir esses produtos turísticos como ir ao Hawai, facilmente percebemos mais este erro de quem não percebe a importância daqueles que muito gostariam de voltar à sua terra!

(clique nas imagens para aumentar o tamanho)

Sem comentários: