expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

terça-feira, abril 07, 2015

Banhos de realidade - Açoriano Oriental


Banhos de realidade

Na passada semana, dois acontecimentos deram-nos um "banho" de realidade que não podem deixar de merecer destaque.

Em visita oficial à ilha Graciosa, o PCP e o seu deputado regional, Aníbal Pires, constataram a paralisação da ilha como que a necessitar também ela de um plano de revitalização. Ou de um plano que ponha em prática os apregoados planos para a coesão.

Nas conclusões dessa visita, o deputado comunista denunciava e apontava as promessas não cumpridas, o adiamento de projetos, as mesmas queixas de sempre para com o isolamento, sim, ainda o isolamento, e o adormecimento que sente a economia da Graciosa perante uma governação que criou problemas em todo o lado, deixando tudo na ânsia de uma mudança.

Fiquei prudentemente à espera que, depois de alguma ponderação, o PS Graciosa ou Açores respondesse a tão graves acusações de mau governo dos Açores na ilha Graciosa, dizendo que "os cães ladram e a caravana passa"(!!!). Sim, porque o PS Graciosa costuma classificar assim quem o critica. Ou que dissesse que quem falava assim mal do Governo do PS não tem "credibilidade" ou sequer "reconheciam moral" para criticar! Sim, porque é habitualmente assim que se faz ouvir o PS na Graciosa, sempre certeiro na negação da realidade, sempre afoito na violência das palavras contra quem se atreve a dizer mal do enorme trabalho que os socialistas fizeram de ilhas como a Graciosa e a sua estagnada economia!

Mas não, até ver nada do PS da Graciosa, ou dos Açores, a dizer uma palavra sobre a visita estatutária do PCP à ilha branca. Talvez o façam ou estejam ainda a ver como fazê-lo para negar a evidência que quem, como o deputado comunista, vem anualmente à Graciosa e ouve os mesmos lamentos, as mesmas questões, os mesmos problemas e o seu agravamento, enfim, de quem constata que é mesmo verdade: o modelo do PS Açores falhou e está a esvaziar as ilhas e o seu futuro!

Talvez com o silêncio o PS ache que isto assim passa despercebido, e quando houver mais críticas por parte do PSD, aí sim, voltam ao comunicadozinho do costume! De que é tudo mentira, a Graciosa e os Açores respiram desenvolvimento e todos devem agradecer ao grande Governo e aos grandes líderes locais que o PS implanta para que tudo seja positivo no rosa, e negativo por culpa de outros.

Foi o primeiro banho de realidade!

É um facto que a coesão territorial foi abandonada há muito pelo modelo de governo do PS Açores, e a falta de coesão territorial acentua-se com o crescendo de falta de coesão social. São os Açores de hoje!

Nestes Açores de 2015, a via açoriana socialista gerou a maior pobreza do país, em conjunto com os piores indicadores sociais por regiões de Portugal.

Quando Duarte Freitas, no encerramento do Congresso do PSD se propôs governar os Açores para que a região seja capaz, em dez anos, de libertar 40 mil açorianos da pobreza, houve quem se espantasse com a grandeza do número. Mas haverá assim tantos pobres na região? perguntam!

Basta uma pequena análise dos rendimentos médios dos nossos idosos, procurar nos níveis de RSI ou de desemprego de longa duração e desemprego jovem, ou saber que mais de 70% dos agregados vivem com rendimento inferior a 530 euros por mês para não nos podermos espantar com o porquê de haver tanta pobreza nos Açores e da ambição de Duarte Freitas em assumir como grande objetivo político de um governo PSD após 20 anos de modelo socialista, retirar uma parte dos açorianos da pobreza que se instalou nos Açores!

Foi um segundo banho de realidade!•

* Deputado na ALRAA pelo PSD/A

Sem comentários: