expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Ano Novo - Parte I

Após alguns dias de ausência por problemas de PC, não tive hipóteses de por os temas na data adequada. Sendo assim, após alguns ajustes e alteração na ordem dos mesmos e aproveitando para desejar um Bom ano de 2007, venho hoje apresentar o seguinte tema.

Século XIX – O Século do Piano -*- Recital Comentado – Fábio Mendes
Centro Cultural da Ilha Graciosa – 1 de Janeiro de 2007


Foi um concerto que bastante me agradou, muito mais por ser realizado por um filho da nossa terra – A Ilha Graciosa, tendo apenas como aspecto negativo a pouca afluência de publico (40/50 pessoas). Se por um lado pode-se tentar justificar esta falta com o horário do Concerto (16 horas) no 1º do ano ou com uma falta de promoção/divulgação do evento por parte do(s) promotor(es), não deixa de ser verdade que é uma tendência nossa descurar o que é nosso, valorizando os de fora umas vezes com mais valor outras com igual ou menor.
Tendo assistido há relativamente pouco tempo a um espectáculo musical de grande qualidade neste mesmo Centro Cultural como foi o -“Requiem de Mozart”, interpretado pelo Coro de São Jose, posso afirmar que sendo concertos completamente diferentes, este ultimo em nada ficou atrás ao nível de execução técnica, qualidade musical, sonoridade, etc.
Para descrever o Concerto em si, não são precisas muitas palavras depois de se analisar o folheto do concerto (excerto de mesmo no fim do texto).
Para terminar não quero estes pequenos desabafos sejam interpretados como falar mal por falar ou só saber criticar. Pretendia apenas chegar a dois objectivos ou melhor dizendo dois desejos para 2007.
1º Começarmos a ter orgulho como Graciosenses, lutar pelo que é nosso, mandar no que é nosso não aceitando muitas vezes migalhas por vergonha, pois desde que se procure e nos sejam dadas oportunidades iguais temos a mesma hipótese de triunfar.
2º Que sejam repensados os eventos a realizar na Graciosa, porque este não foi o primeiro nem será o ultimo com pouco público. Às vezes a tendência é organizar um atrás do outro mas isso, só para estatisticas. Se calhar é preferível organizar menos mas que sejam publicitados e mais publicitados, e porque não?... sondar as preferências da população, etc. para que se consiga um público alvo que componha as plateias.

Mas pronto! É uma opinião…

Programa
I
Beethoveen
Sonata op. 14, nº1 (Allegro, Allegreto, Rondo-Alegro comodo)

Schumann
Rêverie (Cenas da Juventude)
Vogel als Prophet (Cenas da Floresta)

II
Chopin
Estudos - op. 25, nº2 - op. 25 ,nº9 - op. 25, nº1

Erik Satie
Trois Gnossienne - Lent, Avec étonnement, Lent

G. Ludovic
Rêve d'un ange

Rachmaninoff
Prelúdio op. 32, nº 10

Gabriel Fauré
4º Nocturno, op. 36

Curriculum - Fábio Mendes
.Naturalidade - Ilha Graciosa (Açores), 1981;
.Habilitações literárias - Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Universidade dos Açores);
.Estudos básicos - Academia Musical da Ilha Graciosa; classe de Nizalda Vasconcelos e Olga Gorobets;
.Estudos intermédios - Conservatório Regional de Ponta delgada; classe de piano de Daniela Ignazzito e Natalya Atamas;
.Estudos superiores - frequenta O 2º Ano da Licenciatura em Música na Universidade de Évora; classe de piano de Elizabeth Allen;
.Cursos de aperfeiçoamento - José Luiz Uriol (órgão, 1998); António Duarte (orgão, 1999); Paulo Pacheco (piano, 2002); Cristiana Spadaro (cravo, 2002); Tomás Henriques (electroacústica, 2002); Luís Pipa (piano, 2003); Carlo Stella (orgão, 2003); Sequeira Costa (piano, 2006);
.Actividades - organista do Coro de São Mateus (Ilha Graciosa) desde 1997; organista do Coral de S. José (ilha de São Miguel) entre 2003 e 2005; pianista acompanhador do quarteto vocal Quatro Oitavas (2004-2005); fundador da Associação Johann Sebastian Bach; participação como organista e pianista nas temporadas da Direcção Regional da Cultura desde 2003; 1º Prémio do Concurso de Piano D. Maria Carminda de Vasconcelos Moniz (94, 95, 98); Semi-finalista do Concurso Galego-Português de Piano (2006);
Actividade docente - Ilha de São MIguel - Academia Musical de Povoação (música de câmara); MaterMusica(piano); Évora - Associação Cultural Trítono (piano).

Sem comentários: