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Santa Cruz da Graciosa

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quarta-feira, outubro 31, 2007

Quem cala......pois é


E neste caso não é só consente, é concorda e assina por baixo. Ou antes fosse assim, em sinal de penitência e humildade.

Passo a explicar:

Na Assembleia Regional, Jorge Macedo, deputado do PSD, fez uma intervenção sobre os transportes marítimos de passageiros, sobre as conhecidas trapalhadas dos últimos anos, sobre o deve e haver na acção do Governo.

O que fez o PS e o seu Governo? Revoltou-se com as afirmações? Contradisse os argumentos? Explicou? Não, disse nada, zero, népia, rien.

Será esta mais uma forma de afronta política, será esta mais uma forma de tentar que a ausência de debate provoque o desinteresse da comunicação social e por conseguinte do povo que a vê, lê e ouve? Talvez.

Deixo-vos partes do que foi dito por Jorge Macedo para que se saiba aquilo que o PS tenta esconder:


"A "história dos barcos" é a maior trapalhada da história da Autonomia! Passados 10 anos estamos agora pior do que no princípio.

Há 10 anos havia a expectativa de uma boa ideia, com tudo para ser uma história de sucesso. Passados 10 anos ninguém acredita nos "barcos".

Os Açorianos não acreditam, os agentes económicos não acreditam, os operadores turísticos não acreditam, nem V. Exas. acreditam. É o descrédito total.

Em 2007, só faltou o barco ir ao fundo! O infeliz acidente do Ilha Azul, na Graciosa, foi infelizmente, repito infelizmente, um acidente anunciado.

Com escassa capacidade de manobra eram variadíssimas as queixas e denúncias de que o navio não oferecia condições adequadas para operar em alguns portos da Região.

Os próprios pilotos já se tinham recusado a operá-lo no Porto da Praia da Graciosa. O acidente infelizmente aconteceu, felizmente sem danos pessoais. Repito, felizmente sem danos pessoais!

Durante 2 meses V. Exas. remeteram-se ao silêncio.

Anunciaram um inquérito que se arrasta sem que se conheça qualquer conclusão. Afirmaram querer apurar responsabilidades. Passados 2 meses, …, nada se conhece, nem se sabe quando vai ser conhecido!

Há responsáveis ou mais uma vez a culpa promete morrer solteira? Há responsáveis ou V. Exas. acreditam que o tempo se encarrega do resto? Passados 2 meses, o inquérito está pronto ou são precisos mais 2 meses para os açorianos conhecerem aquilo que todos desconfiam!"

(...)

"Em 2006, o ano dos custos escondidos e dos números manipulados, V. Exas. afirmaram que a Transmaçor teria de pagar uma multa de 530 mil euros por incumprimentos contratuais. Recordo que o Governo Regional é também dono da Transmaçor.

Ou seja, V. Exas. multaram-se a si próprios!

Não querendo relevar o caricato da situação, é muito importante saber se os 530 mil euros foram efectivamente pagos ou V. Exas. fizeram mais uma engenharia financeira daquelas que convertem dívidas em capital social? Não era inédito, já o tinham feito em 2006 com as dívidas da Transmaçor à Região!

Bonito serviço! Lindo negócio!

É legítimo suspeitar de um "lindo negócio", porque com multas por pagar da operação de 2006, no ano seguinte, 2007, V. Exas. alugaram o navio Ilha Azul à empresa multada, ou seja à Transmaçor.

Mais um encontro de contas? Talvez sim talvez não!

Este cruzamento de interesses é tão "promíscuo", que não se percebe onde acabam os interesses públicos e começam os interesses privados. Mau demais!

Mas agora é que vai ser a sério! 2008 será o ano das boas novas, que o mesmo é dizer de "barcos novos"!

Viva, até que enfim! Andamos 10 anos "às cabeçadas" mas agora vamos ter barcos "novinhos em folha" e logo em ano de eleições. Vem mesmo a calhar! V. Exas. não disseram, …, mas pensaram!

Como diz o vosso camarada Jorge Coelho, "na política e nos políticos há muita fraca memória, …, o que se diz hoje passados 6 meses, …, já ninguém se recorda". É verdade, mas estamos aqui para vos refrescar a memória.

Não foi V. Exa., aquando da assinatura do contrato para a construção dos novos navios, que afirmou e cito: "(…) com a construção destas 2 embarcações, teremos a partir de 2008 um transporte marítimo de passageiros e viaturas estável e de elevada qualidade"?

Não foi V. Exa. que, em Fevereiro deste ano, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente dos Estaleiros de Viana do Castelo (ninguém percebeu bem porquê), confirmou que os 2 navios estariam a operar em meados de 2008, e da boca daquele responsável ouviu que a construção dos navios estava na fase de aquisição do aço e dos grandes equipamentos?

Diga-nos a verdade! V. Exa. acreditava mesmo que os navios estariam prontos 1 ano e 3 meses após a aquisição do aço e dos grandes equipamentos? Se sim, tal ingenuidade, …, ou talvez não!

Esse prazo nem dá para construir uma traineira, quanto mais para construir 2 navios.

Já chegavam 10 anos de trapalhadas! Já chegavam 10 anos de "meias verdades" e muitas inverdades! Já chegava!

Há 5 dias ficamos a saber o se adivinhava! O Presidente da Atlanticoline, confirmou que a construção dos navios está atrasada. Os tais que deviam começar a operar a meados de 2008.

O navio de maiores dimensões está actualmente na fase de fabricação dos blocos e o mais pequeno está ainda na fase de projecto que entretanto teve de ser alterado.

Há 5 dias confirmamos o que todos suspeitávamos. Não vão ser apenas 10 anos de trapalhadas! 11 serão de certeza!

E V. Exa. o que é que diz! Vai mais uma vez ficar calado, escondido atrás da Atlanticoline?

A história dos barcos é uma história triste! É uma história de vergonha e V. Exas. ficam para a história como os protagonistas dessa vergonha!"


Venham agora os vendedores de banha da cobra, reputados comentadores anónimos da blogosfera açoriana, defender os chefes, chutar para canto e adjectivar todos os cidadãos livres que têm a mania de falar do que não deve ser falado. Por mim, a esses "costumes" também digo: NADA!

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