expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

quarta-feira, novembro 28, 2007

Ainda os barcos… (recebido por e-mail)

A notícia já é do conhecimento de todos, barcos novos só para 2009.
O que faz confusão é o facto de o navio mais pequeno, segundo parece está em projecto, porque têm que lhe acrescentar mais 10 metros, ou seja passa de 60 para 70 metros, isto para não diminuir a velocidade e manter a estabilidade.
Do pouco que percebo de navios e da sua construção, acho que um ferry-boat é um barco sempre lento, principalmente no nosso mar. Os ferry-boats atravessam bem o Tejo, vão até Tróia enfim andam em águas calmas, sem grandes velocidades.
A questão, quanto a mim, mal colocada, dos catamarans serem perigosos nos nossos mares é dúbia, eles andam aí, para trás e para a frente com os turistas.
Claro que as ligações no grupo Central não é o mesmo que ir às Berlengas. Se está bom tempo os barcos vão, senão ficam no porto. Aqui implica directamente com as populações. O facto de estarem a construir um barco mais pequeno para o grupo Central, pouco ou nada vai resolver a questão de não se ter dois toques diários no porto. Isso sim, seria o ideal, poder-se ir e vir no mesmo dia, ou pelo menos no dia a seguir.
Por outro lado, caso o Ilha Azul volte a fazer a ligação da Graciosa com as outras ilhas, há outro problema: se as obras do porto comercial da Graciosa é para começar o mais rápido possível, como disse o Governo quando cá esteve a apresentar o projecto, como vai o Ilha Azul atracar?
Ele sem obras foi o que foi, com as obras, que ainda não começaram e que possivelmente vão ainda apanhar o Verão, se começarem, como é?
Ou temos Ilha Azul e não há obras, ou não temos navio. Espero sinceramente estar enganado e que consigamos ter as duas coisa.
É milagre eu sei, mas às vezes os milagres acontecem, estamos quase em eleições…

Jmm

Sem comentários: