expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

domingo, março 01, 2009

Vital e o PS Açores

O PS escolheu Vital Moreira para cabeça de lista às eleições europeias.
 
O Professor de Direito é também um dos expoentes do centralismo e da visão anti-autonómica do Terreiro do Paço.
 
Eis algumas das suas recentes opiniões sobre o novo Estatuto dos Açores e a posição do PS:
 
«(...) Continua a prevalecer nas regiões autónomas, sem grandes diferenças entre elas e entre as diversas forças políticas regionais, o entendimento de que elas só têm direitos e nenhumas obrigações, de que a "solidariedade nacional" é de sentido único e de que, visto das ilhas, o país não custa dinheiro e que o continente terá de continuar a ser sempre uma cornucópia para as regiões autónomas, por mais ricas que elas se tornem. Há dias, um conhecido porta-voz separatista madeirense afirmava provocativamente que "quem quer ilhas paga-as". Antes que um número crescente de portugueses se comece a interrogar sobre se o elevado preço se justifica, é caso para lembrar que não há países grátis e que os seus custos comuns devem ser suportados por todos, a começar pelos que gozam, ou estão em vias de gozar, de riqueza acima da média nacional». - citado por Alexandre Pascoal no "Ilhas".
 
«Eu acho que o Presidente da República tem razão e esta posição do PS é insensata» - via TSF 
 
«Como era de esperar, o Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais várias normas do Estatuto Político-Administrativo dos Açores (como aqui se tinha antecipado).
O que é preocupante é que em quase todos os casos, os que votaram tais normas, tanto nos Açores como na AR em Lisboa, não podiam deixar de saber que se tratava de normas inconstitucionais. Criou-se uma espécie de consenso transpartidário de que em matéria de autonomia regional vale tudo o que as assembleias regionais propuserem. Louve-se o Presidente da República por não se dispor a entrar nessa "conspiração".»
no Blog - CausaNossa
 
«Ao contrário do que defende o presidente do governo regional dos Açores, não vejo em que é que a submissão do diploma a finscalização constitucional é uma decisão «incorrecta» nem por que é que ela há-de suscitar «polémica». Trata-se de uma lei da Assembleia da República e a autonomia regional não está à margem da CosntituiçãoNo Blog - CausaNossa
 
A pergunta que se impõe é: E Carlos César? Irá fazer campanha ao lado de Vital Moreira? Nos Açores?
 

Sem comentários: