expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

terça-feira, fevereiro 23, 2010

PROTA - Graciosa

Na passada semana o Conselho de Ilha da Graciosa apreciou a proposta de DLR relativo ao PROTA (Plano Regional de Ordenamento do Território dos Açores).
Foi um trabalho aturado por parte dos membros efectivos daquele órgão, tendo até reunido um grupo de trabalho em pleno Carnaval.
O parecer vai em sentido positivo, não deixando o Conselho de Ilha de emitir várias recomendações de melhoramento daquele instrumento legislativo.
Destacam-se, no campo dos transportes, as preocupações dos conselheiros para com a modernização e expansão das infra-estruturas portuárias e aeroportuárias, mas também no que toca ao eixo de ligação entre o porto e o aeroporto da Graciosa.
Salienta-se neste campo o redobrado alerta ao Governo para que cumpra com uma promessa de 2004: dotar a Vila de Santa Cruz com uma envolvente que possibilite retirar o trânsito de pesados do centro histórico da sede do Concelho.
Do parecer destaca-se ainda a preocupação dos conselheiros para com o custo elevado dos transportes, assunto sempre actual ou não fosse este um dos maiores óbices ao desenvolvimento da Graciosa.
De facto, torna-se cada vez mais incompreensível que no "site" da SATA se assistam a promoções de viagens entre Lisboa e o Funchal por 35 e 42 euros quando há viagens entre Graciosa e Faial na ordem dos 170 euros (ida e volta).
A este respeito diga-se, ainda, que com a concentração da frota da SATA na Ilha de São Miguel, se assiste a uma deterioração dos horários das ligações de e para a Graciosa. É uma aflição de Inverno, e mais ainda com os constantes atrasos, ter ligações ao final da tarde para a Graciosa, sendo que qualquer atraso mais acentuado inviabiliza a viagem pela chegada da noite.
É um tema que, infelizmente, não perde actualidade e que tarda em encontrar as políticas adequadas à coesão regional.
Talvez com os novos aviões (os mesmo novos) as coisas melhorem. Mas a ver pela promessa não cumprida de que os que entretanto chegaram iriam privilegiar ilhas como a Graciosa, continuaremos a rebater o tema. É que os Q200 apenas têm uma viagem por semana programada para a Graciosa, o que só se compreende quando não se quer aumentar a frequência de voos dado haver um avião com menos disponibilidade de lugares.
Mas se os transportes não perdem actualidade, outro assunto relativo à Vila de Santa Cruz continua sem ver desenvolvimentos. A obra de ligação entre a Rua do Mar e o Degredo e consequente protecção da orla costeira foi já apresentada pelo Governo e pela Junta de Freguesia de Santa Cruz. Para quando passar da apresentação de desenhos à sua execução?




Publicado no Diário Insular de Terça-feira 23 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: