expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

quarta-feira, julho 07, 2010

Por mares cada vez menos navegados

Voltou a dança dos transportes marítimos de passageiros.
Já ninguém se espanta, já ninguém se surpreende!
Este ano o Governo do PS fez bandeira do novo serviço público no Grupo Central. Um serviço que garantia mobilidade e que possibilitava a muitas ilhas sonhar com mais movimento de pessoas.
Também muitos açorianos queriam aproveitar a melhoria de acessibilidades para dar um saltinho à ilha do lado. Ou a outra que não é habitual visitarem.
Mais uma vez fica tudo só no papel. Nem o serviço público é cumprido nem o Governo tem soluções.
Mais uma vez não há plano "B", e mais uma vez defraudaram-se expectativas, frustraram-se ambições e com isso arruínam-se negócios.
Mas além de tudo isso, também a propaganda de melhores horários da Atlanticoline se ficam por isso mesmo. Por propaganda!
Vejam-se estes cenários, que são reais e reveladores da falta de noção que o Governo tem da realidade: Para ir à Graciosa passar um fim-de-semana vindo da Terceira pode ir na sexta (de manhã!) mas só regressa na terça à tarde. Ou então, o caso de ligações entre a Graciosa e S. Miguel, de onde, quem quiser ir às maiores festas da Graciosa tem se sair na quarta antes, para só chegar na sexta, numa viagem de 1 dia, 20 horas e 30 minutos. Ou então sair no sábado só chegando Domingo à noite à Graciosa, numa viagem de 1 dia, 12 horas e 15 minutos.
E querem que alguém acredite que assim vamos a algum lado? Assim não há coesão que resista, nem há investimento que se torne reprodutivo.
E veja-se o que acontece se fizer essa viagem de S. Miguel para a Graciosa: Como a Atlanticoline mantém uma discriminatória política de proibição de pernoitas, os passageiros são postos na rua, levando a gastos exagerados de estadia na ilha de passagem.
Não têm remédio!
Já quanto aos preços das viagens, e para quem acha que são baratas, façam uma comparação: O preço de uma viajem de ida e volta à Graciosa, para quem sai da Terceira, é de 55 euros. Se trouxer viatura paga 83 euros, num total de 138 euros. Ora, uma viagem num ferry entre Las Palmas e Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, e com uma distância igual à que separa a Graciosa da Praia da Vitória, custa, para um casal de residentes com viatura, 49,88 euros.
Ou seja, nas Canárias, com uma tarifa de residente (serviço público à séria), um casal com viatura viaja num ferry moderno e confortável por menos daquilo que um único passageiro paga nos Açores.
Estamos muito longe de ter um transporte marítimo de passageiros em condições e o pouco que se conseguiu nos primeiros anos de operação foi destruído pelos erros de um Governo incapaz de ter soluções.

1 comentário:

Rui Jorge Vasconcelos disse...

E vergonhoso quando nao temos a coragem e verticalidade para assumir as nossas responsabilidades politicas.Os Graciosenses nao sao merecedores de lhes continuarem a mentir sobre o problema mais delicado e crucial como sao os transportes maritimos, fundamentais e indespensaveis para o desenvolvimento e progresso da Ilha. Os Graciosenses continuam a ouvir dos seus responsaveis politicos, mentiras atras de mentiras no que diz respeito aos transportes maritimos, continua a direccao do Partido Socialista na Ilha Graciosa emitindo comunicados que nem de perto nem de longe correspondem a verdade dos factos sobre as ligacoes maritimas de e para a Ilha Graciosa, continuam dizendo aos Graciosenses que as ligacoes maritimas vao melhorar mas numca mencionando qual o ano, continuam dizendo aos Graciosenses que as ligacoes maritimas vao ter um servico de qualidade mas mais uma vez esquecendo mencionar o ano do seu inicio, enfim e esta e a triste realidade de um Povo que atraves do seu voto acreditou em pessoas para defenderem os seus interesses e direitos, continuando defraudados esquecidos e abandonados nao sei ha quantos anos no que diz respeito aos transportes maritimos, tenho de salientar que a Ilha Graciosa teve um periodo de excelentes ligacoes maritimas no primeiro ano, com os navios "Lady of Man" e "Golfinho Azul", sera que foi mais um plano para ganhar as eleicoes, alias como muitos outros, e nao uma solucao presente pensando no futuro? Ja foram execedidos todos os limites de tempo e justificacoes possiveis para culpabilizar o passado com as decisoes presentes,ATE PORQUE SE TEM CONHECIMENTO DE TUDO AQUILO QUE FOI FEITO ERRADO ANTERIORMENTE COMO E POSSIVEL CONTINUAR COMETENDO AS MESMAS ASNEIRAS, EU CHAMO A ISSO OUTRA COISA, QUANDO NAO TEMOS RESPOSTAS CONCRETAS E VERDADEIRAS PARA DAR AS PESSOAS A MANEIRA MAIS FACIL E MENOS CORRECTA DE RESPONDER E DIZENDO QUE A CULPA E DOS OUTROS, E DESTE E DAQUELE PARTIDO E DESTE E DAQUELA PESSOA, BASTA, O POVO GRACIOSENSE MERECE MELHOR TRATAMENTO, BASTA, O POVO GRACIOSENSE MERECE A VERDADE DOS FACTOS MESMO QUE ESSA LHES SEJA ADVERSA, BASTA, O POVO GRACIOSENSE MERECE UM MELHOR PRESENTE E MUITO MELHOR FUTURO NOS TRANSPORTES MARITIMOS, MERECE TUDO AQUILO A QUE UM POVO VERTICAL HONESTO E TRABALHADOR TEM DIREITO.
Rui Jorge Vasconcelos