Berta Cabral propõe incentivos diferenciados para combater desertificação das ilhas pequenas

"Nas ilhas mais pequenas é difícil criar condições de fixação" dos jovens, impondo-se, por isso, o lançamento de medidas de caráter financeiro e fiscal que conduzam à criação de postos de trabalho, disse Berta Cabral, no termo de uma visita de dois dias às Flores.

A presidente do PSD/Açores sublinhou que as especiais dificuldades das ilhas de menor dimensão ficaram comprovadas pela redução do seu número de habitantes, confirmada pelos Censos 2011, e destacou, no caso das Flores, a necessidade de reformulação do transporte aéreo.

"Há um problema grave nos transportes, sobretudo ao nível do escoamento de alguns locais, em particular do peixe", alegou Berta Cabral, realçando ser preciso garantir "mais capacidade de carga" para colocação de peixe fresco no exterior.

Para ser colocado nos mercados externos, o peixe descarregado na ilha terá de ser primeiro transportado para S. Miguel, acrescentou Berta Cabral, realçando tratar-se de um produto que perde qualidade se não for escoado rapidamente.

API.

Lusa/fim