expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

segunda-feira, março 05, 2012

Presidente do governo “fez afirmações desfasadas da realidade agrícola regional”



Angra do Heroísmo, 5 de março de 2012

Presidente do governo "fez afirmações desfasadas da realidade agrícola regional"

 

O PSD/Açores considerou hoje que o presidente do governo regional fez "afirmações desfasadas da realidade", ao referir recentemente que "no setor agrícola se regista maior estabilidade do ponto de vista da sua atividade e do seu rendimento", esquecendo que "os agravados aumentos dos preços dos fatores de produção, em oposição à estagnação dos preços de venda dos produtos agrícolas, tornam a vida dos agricultores muito difícil", disse o deputado António Ventura.

 

"Trata-se de uma afirmação desfasada da realidade, porque são os próprios agricultores a afirmar uma diminuição dos seus rendimentos, por via do esmagamento das margens de lucro da atividade agrícola", referiu o social-democrata, apontando "o preço do gasóleo, das rações alimentares e dos fertilizantes, que subiram nalguns casos mais de 50% nos últimos cinco anos", explicou.

 

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, António Ventura questiona mesmo a tutela sobre "o suporte técnico que detém o senhor presidente do governo para fazer tais afirmações", afinal "continuamos sem saber como se formam os preços dos alimentos na região. Continuamos sem saber quanto custa produzir um litro de leite ou de carne nas diversas ilhas, e sem esse conhecimento não se podem construir politicas para o setor", avançou.

 

Segundo o deputado, "o PSD defende para o efeito a existência de instrumentos de acompanhamento, que possibilitem para toda a agricultura a obtenção de indicadores para perceber o peso analítico dos vários fatores necessários ao processo produtivo das explorações. É crucial saber quanto custa produzir um litro de leite e um quilo de carne nas nossas ilhas, que apresentam especificidades distintas, influindo diferentemente no custo do produto final", especificou.

 

António Ventura considera que "governar em agricultura não pode ser atirar continuadamente dinheiro aos problemas", sendo preciso "construir uma política regional que observe a multifuncionalidade do setor em aspetos como a fixação de pessoas, a criação de emprego, a produção de alimentos, a criação de riqueza, o ordenamento do território e também a conservação ambiental", disse o deputado.

 

"Só assim se poderão identificar os constrangimentos e as potencialidades do processo produtivo, isto é, os parâmetros responsáveis por uma maior ou menor rentabilidade das explorações", acrescenta o social-democrata, que preconiza "condições, através de protocolos de cooperação, às organizações de agricultores para poderem contribuir nesse sentido", querendo ainda ver identificado, "do atual rendimento líquido anual do agricultor açoriano, o peso decorrente das ajudas comunitárias", concluiu.
 
 
 


Sem comentários: