expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

quinta-feira, maio 17, 2012

PS contra redução do preço das passagens!

O preço das passagens aéreas tem sido um dos assuntos centrais na discussão de um amplo conjunto de temáticas sobre o desenvolvimento dos Açores, sobre a mobilidade dos Açorianos ou sobre o nosso isolamento.
A questão do preço elevado das deslocações aéreas é essencial para os açorianos dada a sua importância para a vida das famílias e das empresas dos Açores.
É escusado perder tempo a discutir se as passagens eram mais caras há 15 ou 20 anos ou se desceram de preço na última década. Importante mesmo é aquilo que todos já sabem e que não pode deixar de ser reconhecido: O preço das viagens aéreas é muito elevado e isso dificulta a vida dos açorianos!
Tudo o que se possa argumentar para tentar que assim não seja é uma discussão fútil ou simplesmente motivada pelo interesse em encontrar desculpas para justificar um preço que é uma afronta.
O avião é a nossa "urbana", e dele dependemos para situações que, para outros, se resolvem com uma ida de comboio, de autocarro, ou metendo alguns euros de gasolina!
O preço das viagens de avião será sempre um assunto que, para os açorianos, tem um mote de discussão como o preço dos transportes públicos tem para os que vivem nas grandes cidades do continente.
É, pois, uma questão que não pode deixar de ser vista como uma função básica para a dinâmica social e económica das nossas ilhas, pelo que será sempre um assunto sensível na opinião pública e, invariavelmente, na política.
E se isto é assim, mais importância o assunto tem quando aparecem propostas que se destinam a reduzir o preço das viagens de avião. Foi o que aconteceu no último plenário da Assembleia Regional, em que uma proposta de abolição da taxa de combustível que inflaciona e de que maneira o preço das passagens, foi discutida e votada pelos partidos.
Estranhamente, ou talvez não, mais uma vez o PS dos Açores, sem justificação possível ou aceitável, voltou a usar da sua maioria absoluta para reprovar essa proposta, votando sozinho contra a redução do preço das passagens aéreas.
Ficou o povo dos Açores a saber que o partido que governa os Açores há década e meia impediu a redução imediata do preço das passagens aéreas, sem conseguir justificar essa sua opção.
Curiosamente, nem a Secretária da Economia, nem o candidato do PS se dignaram marcar presença neste importante debate. Ou por vergonha, ou por falta dela, o PS Açores cunhou a sua posição pela teimosia e pela ciumeira política. Teimosia por não aceitarem uma medida que permitia a redução do preço das passagens, ciúme porque a proposta veio de um partido da oposição.
A mudança é, como se vê, mais do que necessária!

(Publicado no Diário Insular e Rádio Graciosa)

Sem comentários: