expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

quarta-feira, julho 04, 2007

Coesão sempre adiada

O Governo Regional vai avançar com a construção de infra-estruturas tecnológicas nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, no âmbito da concretização do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia, garantiu João Luís Gaspar, director regional da Ciência e Tecnologia, após uma reunião com diversos responsáveis por Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) dos Açores.

 

Os Parques Tecnológicos são infra-estruturas que favorecem a ligação de Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) a empresas, proporcionando a transformação do conhecimento em novos processos, serviços e produtos.

 

Segundo João Luís Gaspar, a iniciativa tem por objectivo "criar condições para que o conhecimento produzido em instituições do Sistema Científico e Tecnológico Regional possa contribuir para o aparecimento de novas empresas, assim como para assegurar a consolidação e o crescimento de empresas existentes, estimulando o alargamento das suas áreas de intervenção a outros domínios e mesmo a outras regiões."

 

As tecnologias de informação, comunicação e monitorização constituirão o tema de coerência do Parque Tecnológico de S. Miguel, enquanto que, na Terceira, as infra-estruturas se centrarão, essencialmente, no domínio da biotecnologia aplicada às áreas da agricultura e da saúde humana.

 

Para o Faial, está prevista a dinamização da área da biotecnologia ligada ao ambiente marinho.

 

De acordo com o director regional, "após dois anos de forte investimento em equipamentos laboratoriais e em recursos humanos, estão criadas condições para que as unidades de investigação criem sinergias para o aproveitamento do potencial científico e tecnológico que, em cada uma das áreas de investigação, se encontra disperso nas diversas ilhas".

 

"A área da biologia molecular, por exemplo, conta com excelentes grupos de investigação em várias ilhas e sem prejuízo da autonomia de cada um deles, torna-se necessário que todos participem neste objectivo comum de criar mais valor para a Região", considerou.

 

Coordenado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia e concebido em colaboração com outros departamentos do Governo Regional, o projecto dos parques tecnológicos envolve diversas entidades, entre as quais se destacam a Universidade dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

 

fonte: GACS

 

Comentário: Bem pode a coesão correr atrás que os meios dados a uns superam sempre os oferecidos a outros.

E já agora: Já reparam que quando se fala das ilhas da coesão se diz sempre: as "chamadas" ilhas da coesão? Todos os governantes o dizem e porquê? Porque não passamos disso mesmo, de chamados, de apelidados, de intitulados, de "diz que é uma espécie de ilha da coesão". A dita, a coesão.... nem, vê-la!!!

Sem comentários: