expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Live Webcam SPOTAZORES

Live Webcam SPOTAZORES
Santa Cruz da Graciosa

Instagram

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Folia Graciosense!

Este ano, em figurantes, o carnaval da Graciosa movimenta mais de 12% da população residente. Depois há todos aqueles que abrem e fecham os clubes e as sociedades, que depois limpam, cozinham, recebem e divertem-se. Há também os que transportam, os que tocam, os que acompanham os seus filhos, os que decoram e se organizam. Há as visitas de sociedade em sociedade, dando alegria e folia, sempre com um pezinho de dança e um bem receber!
Toda uma ilha se empenha, na diversão e na alegria, transmitindo um viver único e uma tradição secular, em que a partilha e a entrega ao bem estar de todos se revela na folia com que o carnaval é vivido em todos os lares.
Organizam-se os bailes e preparam-se as fantasias, com coreografias e animação para levar boa disposição por toda a ilha.
É sem dúvida um cartaz turístico a merecer a atenção e o cuidado de olhar para esta singularidade de toda uma população se empenhar, de uma ou de outra forma, numa festa colectiva, nesta ilha que é "graciosa"!
Mas é também uma mola na economia local, que cada vez mais deve ser olhada nas suas características únicas. E isso implica ter em conta estas razões que a ilha apresenta para exigir melhores horários de transportes, e a preços que não seja impossível para aqueles que nos querem visitar, poderem sequer pensar em dar um "saltinho" à Graciosa!
Há todas as razões para querer passar um fim-de-semana na Graciosa, onde se conjugam a diversão e o sossego, de uma ilha que tem o condão de proporcionar uma redescoberta de nós próprios e que nos oferece dias inesquecíveis.
Para os graciosenses nada disto é novo. E estou certo que muito mais e melhor se pode dizer deste viver graciosense, que vai do Natal à Terça-feira gorda e que a ninguém deixa indiferente.
Saber aproveitar e elevar aquilo que tem muito de nosso e de único demonstra o prazer que temos em viver a nossa cultura e tradição, sem termos de comparação e sem notas qualitativas, porque aquilo que celebramos é um momento comunitário, por natureza receptivo e sempre voluntarioso.
O Carnaval graciosense é digno de destaque por todos quantos nele se empenham para tornar a nossa vida muito menos aborrecida.
Se ficou curioso ou saudoso de participar no carnaval graciosense, não deixe de nos visitar. Bem sei que não deve ser fácil arranjar um voo em condições, mas sempre fica o desafio e a promoção. É que isto de promover a Graciosa não é para um dia destes, era para ontem!

Sem comentários: